CEMCREI
O Centro de Estudos Migratórios Cristo Rei – CEMCREI - é um setor da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos - Província Cristo Rei. O CEMCREI tem como endereço a Rua Castro Alves, 344, Bairro Rio Branco, Porto Alegre, RS, Brasil e como âmbito de ação e responsabilidade social o mundo da mobilidade humana.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Moçambique comemora hoje 35 anos como país livre e soberano
Africanos são a maioria dos refugiados que vivem no Brasil
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Investidores brasileiros estão em pelo menos nove países da África
sábado, 19 de junho de 2010
O Fenômeno da Mobilidade Humana
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Acordo em Copenhaga irá evitar migrações forçadas
Um acordo na cimeira de Copenhaga é essencial para evitar uma aceleração da migração forçada, fenômeno que já está afetar os continentes asiático e africano na sequência das alterações climáticas, alertou hoje o secretário-geral da ONU.
"Estamos num período crítico", afirmou Ban Ki-Moon, na sessão de abertura do 3.º Fórum Mundial sobre Migração e Desenvolvimento (GFMD), a decorrer em Atenas sob o patrocínio das Nações Unidas.
"As populações terão de deslocar-se devido às condições climáticas, nomeadamente por causa de secas prolongadas, tempestades e incêndios", referiu o responsável.
Esta ameaça "é já visível em países como o Bangladesh, onde as inundações obrigam o deslocamento de milhões de pessoas, e em países africanos, onde a seca provoca a desertificação das zonas rurais", acrescentou.
"Precisamos de uma acção por parte dos governos em Copenhaga e vamos continuar a promover objectivos mais ambiciosos e um acordo o mais ambicioso possível", concluiu Ban Ki-Moon.
Durante os próximos dois dias, o GFMD estará reunido em Atenas com representantes de 40 organizações internacionais e regionais para discutir o impacto económico das migrações e debater propostas para melhorar a integração dos migrantes.
Esta é a terceira edição deste Fórum, criado em 2006 pelo antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan.
Na cimeira da ONU sobre o clima em Copenhaga, entre 07 e 18 de Dezembro, a comunidade internacional vai tentar alcançar um acordo para suceder ao Protocolo de Quioto (1997), que expira em 2012.
O encontro na capital dinamarquesa é para muitos a última oportunidade para combater as alterações climáticas e definir os papéis dos vários actores internacionais na luta contra o aquecimento global
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1410458&seccao=Biosfera
por Lusa /04 Novembro 2009/ONU Alterações climáticas e as migrações forçadas
Seminário visa esclarecer direitos e impedir migrantes de cair no Tráfico de Pessoas
Brasil recebeu 4 mil refugiados em 2009
Apesar de estar em uma região sem grandes conflitos, o Brasil deu abrigo em 2009 para 4,2 mil refugiados procedentes de quatro continentes, em sua maioria africanos, revelou relatório das Nações Unidas divulgado ontem, em Brasília. Segundo o estudo Tendências Globais 2009, elaborado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), a maior parte dos refugiados no ano passado veio de Angola e da Colômbia. Chegaram ao Brasil refugiados da África (2.798), Américas (959), Ásia (443) e Europa (98). Trata-se do mais elevado número de deslocamentos forçados desde meados da década de 1990. Rumo Brasileiro Os refugiados e suas origens Angola-1.688 pessoas Colômbia- 589 pessoas República Dem do Congo- 420 pessoas Libéria- 259 pessoas Iraque 199 pessoas
sábado, 5 de junho de 2010
Dia Mundial do Refugiado 2010
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Um em cada três imigrantes desiste da EU devido à crise
DESLOCAMENTOS URBANOS
Brasil vive um processo de país exportador de mão de obra e de importador de trabalhadores






