Declaração final Migração e Direitos Humanos ...
A X Cúpula Social do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu - Brasil, de 14 a 16 de dezembro de 2010, reuniu representantes de organizações e movimentos sociais para o debate de diferentes temáticas relacionadas ao desenvolvimento e integração dos países do bloco, como a Integração dos Povos Guarani, Tecnologias Sociais na América do Sul e Educação no Mercosul. “Migração e Direitos Humanos” foi contemplado como um espaço temático em destaque da X Cúpula Social do MERCOSUL a partir da realização de mesas de debate que focalizaram três subtemas: a) Conjuntura regional e internacional através da retomada das recomendações do IV Foro Social Mundial de Migrações e reflexão sobre políticas migratórias regionais (MERCOSUL, Comunidade Andina e UNASUL); b) o protagonismo dos e das migrantes nos processos de construção de políticas migratórias, reivindicações e bandeiras de luta, realidade social e desafios; e c) Análise dos Acordos de Regularização Migratória, Acordos Seguridade Social e de Livre Residência, Acordos Internacionais Vigentes na Região, Estado de ratificação da Convenção da ONU Sobre Trabalhadores Imigrantes.
A organização do espaço temático “Migração e Direitos Humanos” esteve a cargo da Secretaria Geral da Presidência da República, da Articulação Sul-americana Espaço sem Fronteiras, da Universidade Federal de Integração Latino-Americana UNILA e contou com o apoio do Serviço Pastoral dos Migrantes das Centrais Sindicais e outras redes e plataformas sociais sul-americanas. No contexto do espaço temático, foi lançado, ainda, edições em português e espanhol da car¬¬tilha “Como trabalhar no Mercosul – Guia Dirigido aos Nacionais dos Estados Partes do MERCOSUL”, uma elaboração conjunta dos Ministérios do Trabalho do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
Elaboraram a Declaração intitulada “Migração e Direitos Humanos na X Cúpula do MERCOSUL - Por um Mercosul livre de xenofobia, racismo e todo tipo de discriminação”. A declaração foi apresentada na Plenária dos Movimentos Sociais realizada ao final da Cúpula e lida durante a V Marcha dos Imigrantes realizada na cidade de Foz do Iguaçu, pelos migrantes, suas organizações e outras entidades e movimentos sociais. O texto da declaração, em espanhol e português, está disponível no documento em anexo. Foz do Iguaçu – 14 a 16 de dezembro de 2010.
niem_rj@yahoogrupos.com.br