Pedidos de refúgio em países industrializados crescem 20% em 2011, revela ACNUR
GENEBRA, 27 de março de 2012 (ACNUR) – Relatório lançado hoje pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) sobre refúgio em países industrializados mostra que novos conflitos e o aumento dos fluxos de antigas crises, como a do Afeganistão, contribuíram para um aumento de 20% no número de solicitações de refúgio feitos em 2011, nos países pesquisados.
O relatório Níveis e Tendências do Refúgio em Países Industrializados 2011 (ou Asylum Levels and Trends in Industrialized Countries 2011) estima que um número recorde de 441,3 mil pedidos de refúgio foi registrado no ano passado, em comparação com 368 mil feitos em 2010. O relatório cobre 44 países da Europa, América do Norte, Oceania e Ásia.
Em termos relativos, o maior crescimento de pedidos de refúgio foi registrado no sul da Europa (66,8 mil pedidos – um aumento de 87% em relação a 2010). A grande parte desses pedidos foi feita por indivíduos que chegaram de barco na Itália e em Malta. Um aumento significativo foi também registrado na Turquia.
“O grande número de solicitantes de refúgio mostra claramente que 2011 foi um ano difícil para muitas pessoas. O único fato animador é que o sistema internacional de refúgio se manteve firme no meio de todas essas dificuldades”, disse o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres. “Também é importante colocarmos essas estatísticas em perspectiva. O número de pedidos de refúgio recebido pelos países industrializados ainda é menor que a população em Dadaab, um único campo de refugiado no nordeste do Quênia”, completou Guterres.
O ACNUR ressalta que as solicitações de refúgio não indicam tendências migratórias e não refletem o número de pessoas que se tornaram refugiados reconhecidos.
Por: ACNUR
http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/noticia/pedidos-de-refugio-em-paises-industrializados-crescem-20-em-2011-revela-acnur/