Argentina é esperança para milhares de espanhóis em fuga da crise
Metade da mão de obra espanhola entre 20 e 35 anos está desempregada. Além dos vizinhos europeus, América Latina é esperança para os que tentam escapar da crise econômica – com preferência pela Argentina.
Enquanto na Europa o outono se apresenta cada vez mais frio e hostil, a primavera está apenas começando na capital argentina. No parque municipal Bosque de Palermo, onde os jacarandás florescem em tons de lilás, os praticantes de jogging, ciclistas e skatistas dão sua voltinha da noite.
Também Sebastián Monteoliva vem aqui após o trabalho, para relaxar. "Buenos Aires é um gigantesco deserto de cimento. Só tem poucas praças públicas e áreas verdes. É do que eu mais sinto falta, em relação à Espanha."
A crise no país europeu impeliu à América do Sul o galego de 31 anos de idade. Mais de meio milhão de espanhóis já voltaram as costas para sua pátria e, ao lado dos países vizinhos europeus, para muitos a opção é a América Latina.
O total dos que emigraram para a região em 2011 foi de cerca de 370 mil: dez vezes mais do que em 2008. Segundo a agência internacional de trabalho Adecco, somente nos últimos dois anos mais de 30 mil pessoas partiram da Espanha para tentar a vida na Argentina.
http://www.dw.de/argentina-%C3%A9-esperan%C3%A7a-para-milhares-de-espanh%C3%B3is-em-fuga-da-crise/a-16403489