sexta-feira, 30 de agosto de 2013

População brasileira cresce e terá seu ápice em 2042



Políticas 29.08.2013
A população estimada do Brasil é 201.032.714 habitantes, pelos dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes a junho deste ano. De acordo com o levantamento, há 7.085.828 habitantes a mais do que o registrado em julho de 2012. Os dados foram publicados hoje (29) no Diário Oficial da União.

http://site.adital.com.br/site/noticia.php?boletim=1&lang=PT&cod=77290

terça-feira, 27 de agosto de 2013

• Por qué migran las mujeres


                                                                  
26/07/13

 
Los cambios en las relaciones familiares y la necesidad de reconocimiento de la identidad sexual son algunas de las razones que se exploran en esta nota.



 Trabajo. Las mujeres no sólo emigran por este motivo, también existen otros factores menos visibles.

 En el último tiempo, la producción en el campo de estudio de la migración y el género (o las
migraciones  los géneros) ha sido tan profusa que resulta arduo desarrollar el tema en un espacio breve 
como este. Sin embargo, fue el propio cursor de la computadora, después de palpitar varias horas en la 
misma línea, el que me dio la pista para decidir por dónde entrar: por esa invisibilidad fugaz pero 
decisiva que da paso a su presencia virtualmente material.

    Es que podría decirse que este campo, ahora consolidado, se ha ido conformando al hilo de las luchas 
contra ciertas invisibilidades en el estudio de los procesos migratorios: primero de las mujeres; luego, de
 la experiencia “generizada” de los hombres, y ahora, de quienes se identifican con algún género que
 excede el binarismo hombre/mujer (gays, lesbianas, transexuales, transgénero, travestis, bisexuales, 
entre otras). Es sólo una posible entrada, eso es claro.
   http://www.revistaenie.clarin.com/ideas/migran-mujeres_0_963503667.html


Imigração, um desafio para a Europa (1/5): A dor de cabeça de Malta

No início desta semana, um barco de borracha superlotado de refugiados que tentavam fugir de África para a segurança da Europa entrou em dificuldades. Como o barco – que vinha da Líbia para o mais pequeno dos Estados da UE, Malta – se começou a afundar, o exército maltês lançou uma operação de 13 horas, durante a noite, para salvar os 112 passageiros. Oito foram levados para o hospital para tratamento de emergência, os restantes sofriam de exaustão, desidratação e insolação.
http://www.presseurop.eu/pt/content/article/4042191-dor-de-cabeca-de-malta


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Papa: Francisco vai visitar centro jesuíta de apoio a refugiados



Centro Astalli recebe o Papa a 10 de setembro num encontro que será privado
Cidade do Vaticano, 26 ago 2013 (Ecclesia) - 
O Papa Francisco vai visitar o Centro Astalli, em Roma, uma estrutura jesuíta que acolhe refugiados e serve diariamente 450 refeições.
 A informação foi divulgada pelo padre Giovanni La Manna, presidente da instituição que revelou que a visita ocorre a 10 de setembro e será privada.
Neste centro são servidas, todos os dias, 450 refeições “a pessoas que pedem auxílio para sobreviver”, explica o presidente da instituição à Rádio Vaticano.
 A confirmação da visita foi feita pelo próprio Papa Francisco que, a 6 de abril, telefonou ao padre Giovanni La Manna, numa resposta a um convite efetuado dias antes.
“Acompanhar, servir e defender os direitos dos refugiados e dos deslocados” é a missão do Centro Astalli, e de todos os centros presentes em 40 países, que pertencem ao Serviço dos Jesuítas para os Refugiados, uma organização católica internacional fundada em 1980 pelo padre Pedro Arrupe, na época superior geral da Companhia de Jesus.
 No ano passado o Centro Astalli atendeu mais de 34 mil pessoas.
A condição humana e os refugiados têm sido um tema abordado por Francisco que, no dia 8 de julho visitou a ilha italiana de Lampedusa, onde lançou um apelo a favor do acolhimento dos migrantes e refugiados e denunciou a “globalização da indiferença”.
RV/CB/LS
http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=96696

Ministério da Justiça muda regras na lei de migração



A primeira reunião da comissão responsável pela reformulação da legislação sobre migrações no país ocorreu nessa quinta-feira (25/7), no Ministério da Justiça. O grupo, instituído pela Secretaria Nacional de Justiça e formado por especialistas, tem o objetivo de apresentar uma proposta de anteprojeto de Lei de Migrações e Promoção dos Direitos dos Migrantes no Brasil.
Atualmente, o Estatuto do Estrangeiro, em vigor desde 1980, regula o tema. Serão abordados assuntos como os direitos dos migrantes, a entrada de estrangeiros no país, a presença de brasileiros no exterior, naturalização e emissão de vistos. A comissão vai trabalhar em diálogo com órgãos do governo, organizações internacionais e representantes da sociedade civil.
Segundo o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, o assunto é uma prioridade. “Nos últimos anos, houve uma elevação de 50% no número de estrangeiros no país. Além disso, o cenário atual apresenta fragilidades quanto à garantia de direitos, à burocratização dos processos e aos serviços públicos de apoio ao migrante”, afirmou.
Compõem a comissão nove especialistas: André de Carvalho Ramos, Aurélio Veiga Rios, Clèmerson Merlin Clève, Deisy de Freitas Lima Ventura, José Luis Bolzan de Morais, Pedro de Abreu Dallari, Rossana Rocha Reis, Tarcíso Dal Maso Jardim e Vanessa Oliveira Berner. O grupo fará audiências públicas para ouvir a sociedade civil, especialistas da academia, organismos internacionais e representantes governamentais. A previsão é que a comissão apresente uma proposta legislativa em até 60 dias. Com informações da Agência MJ de Notícias.
Fonte: Consultor Jurídico
http://www.geodireito.com/?p=6910