quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Saúde - Mais Médicos atenderá a quase 50 milhões de brasileiros até abril de 2014


Dilma afirma que, até o fim do ano, 7,5 mil médicos estarão em ação no programa em todo o País
 
A presidenta Dilma Rousseff ressaltou nesta sexta-feira (25) o avanço do Programa Mais Médicos, que, em abril do próximo ano, deverá atender a cerca de 46 milhões de brasileiros.
Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na qual anunciou repasse de R$ 5,4 bilhões ao governo paulista para o PAC da Mobilidade Urbana, a presidenta disse que, até o fim deste mês, deverão estar aptos para trabalhar 3,8 mil profissionais selecionados para o Mais Médicos. Até o fim do ano, ela estima que 7,5 mil médicos estarão em ação no programa, o que representa metade da meta prevista até o início do segundo trimestre de 2014.
Dilma definiu o programa como uma iniciativa que “leva o médico até onde não tem [médico], como a periferia das grandes cidades brasileiras e o interior do país, as cidades do Norte e do Nordeste, a fronteira e também as cidades médias". Para ela, este é um processo que está andando adequadamente.
Após a presidenta ter sancionado a Lei do Mais Médicos, na última semana, a emissão dos registros para os médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior passou a ser atribuição do Ministério da Saúde, e não mais dos conselhos regionais de Medicina (CRMs)

http://www.brasil.gov.br/saude/2013/10/mais-medicos-atendera-a-quase-50-milhoes-de-brasileiros-ate-abril-de-2014

O caminho dos haitianos

 



LOCAIS, MUNICÍPIOS, NÚMERO DE HAITINOS NO NOSSO ESTADO.

Haitianos tentam reconstruir a vida no Rio Grande do Sul depois de terremoto

Em busca de oportunidade, mais de 400 caribenhos conseguiram emprego formal no Estado

Um levantamento da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, feito no fim do ano passado, confirmou que, pelo menos, 416 haitianos foram empregados em fábricas, transportadoras, construtoras, indústria alimentícia e outros setores gaúchos. No entanto, o número deve ser maior, porque, ao receber a carteira de trabalho e documentos brasileiros, os estrangeiros podem circular livremente pelo país. Dados da Polícia Federal indicam que, até maio, pelo menos 676 haitianos chegaram ao Rio Grande do Sul.
 http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/06/haitianos-tentam-reconstruir-a-vida-no-rio-grande-do-sul-depois-de-terremoto-4156820.html

Boa imagem do país ajuda na escolha
Os haitianos têm bons motivos para escolher o Brasil como destino, além do crescimento econômico e do avanço na qualidade de vida no país. De acordo com a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Mariana Dalalana Corbellini, um dos propulsores é a percepção positiva sobre o Brasil, principalmente devido à atuação dos militares em missões de paz da Organização da Nações Unidos (ONU). No entanto, considera que, com o aumento da entrada de estrangeiros, o país precisa repensar sua política migratória.

 O êxodo
* Com mais de 10 milhões de habitantes, o Haiti é o país mais pobre da América Latina. Cerca de 60% da população é subnutrida e mais da metade vive abaixo da linha de pobreza (menos de US$ 1,25 dólar por dia).
* Em janeiro de 2010, um terremoto provocou destruição e matou mais de 220 mil pessoas. O desastre forçou a saída de haitianos. Milhares se refugiaram no Brasil.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2013/06/haitianos-tentam-reconstruir-a-vida-no-rio-grande-do-sul-depois-de-terremoto-4156820.html

Assunta Marchetti

 Irmã missionária scalabriniana de coração materno


MADRE ASSUNTA
Irmã pioneira e cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Scalabrinianas.

Olhar atentamente para a vida de Madre Assunta nos faz descobrir uma mulher prudente, incansável, humilde, forte, solícita, amorosa, rica de fé, esperança e caridade.
Que ela sirva de exemplo para todos nós, a fim de sermos disponíveis em acolher e praticar gestos concretos de amor a Deus e aos irmãos necessitados.

Assunta, grande missionária. Que Deus nos conceda a graça de que muitas outras jovens possam seguir o exemplo de vida de Assunta.

Conheça a vida de Madre Assunta lindo o livro: Assunta Marchetti. Ele foi escrito de forma que é ela própria quem conta toda sua trajetória de amor a Deus e dedicação ao próximo.
Veja no site:  www.cemcrei.org.br em Publicações: LIVROS

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Brasil se ha convertido en "un destino preferente" de la nueva emigración española



 Brasil ha sido desde fines del siglo XIX uno de los principales países de destino de la emigración española, según ha afirmado el profesor de Geografía de la Universidad de Huelva, Juan Manuel Romero Valiente.
   Como resultado de ello, actualmente residen en este país suramericano algo más de 100.000 españoles, lo que lo convierte en el quinto país extranjero con mayor número de residentes españoles, tras Argentina, Francia, Venezuela y Alemania.
   Brasil se ha convertido, además en los últimos años en uno de los destinos preferentes de la nueva emigración española. Cerca de 5.000 españoles han emigrado a Brasil desde 2008.
Ello está relacionado tanto con la crisis económica que sufre España (factor de expulsión), como con el elevado crecimiento económico experimentado por Brasil (factor de atracción). Según el ICEX, más de 200 empresas españolas están actualmente establecidas en Brasil (entre ellas algunas tan importantes como el Banco de Santander, Telefónica o Iberdrola) y son muchas más las que están interesadas en hacerlo.

http://www.europapress.es/latam/brasil/noticia-brasil-brasil-convertido-destino-preferente-nueva-emigracion-espanola-experto-20131015024031.html

Destino de migrantes haitianos continua preocupando defensores de direitos humanos

O destino dos haitianos que buscam refúgio no Brasil volta a preocupar os defensores de direitos humanos. A ONG brasileira Conectas manifestou novamente preocupação com a situação desses migrantes, em especial dos que entram no país de forma ilegal. O fato que motivou as críticas da organização foi o discurso feito pela presidenta Dilma Rousseff, no último dia 11 de novembro, em visita oficial ao Peru. Na ocasião, ela afirmou que junto com o presidente peruano, Ollanta Humalla, irão "cooperar para combater a ação ilegal de redes de traficantes de pessoas”, principalmente as que exploram migrantes haitianos a caminho do Brasil.
Apesar de reconhecer a importância da iniciativa, a Conectas considera importante que medidas urgentes sejam tomadas no Brasil, país escolhido pelos migrantes para o início de uma nova vida. Uma delas é a solução da crise no abrigo situado na cidade acreana de Brasileia, primeira parada dos haitianos no Brasil. Lá, uma grande quantidade de migrantes sofrem com as condições precárias e desumanas de acomodação e tratamento.
...
A imigração desenfreada de haitianos para o Brasil começou em 2010, após um terremoto que deixou mais de 300 mil mortos e destruiu a infraestrututura do Haiti. A forma ilegal de chegar ao Brasil é a mais rápida e passa por países como República Dominicana, Equador e Peru, que, segundo os refugiados, é o local em que a viagem é mais difícil e arriscada, onde passam por violações de direitos, como abusos sexuais, maus tratos por policiais peruanos, sequestros-relâmpago, tortura, entre outros.

http://www.ebc.com.br/noticias/colaborativo/2013/11/destino-de-migrantes-haitianos-continua-preocupando

Las políticas de inmigración dejan a las migrantes "atrapadas en situaciones de irregularidad"

La Organización Internacional del Trabajo (OIT) ha advertido en un reciente informe de que las políticas nacionales de inmigración "se presentan cada vez más restrictivas, dejan muchas migrantes atrapadas en situaciones de irregularidad migratoria o de informalidad en el empleo y excluidas del pleno disfrute de los derechos humanos y laborales".
El estudio, que contó con la realización de un total de 60 entrevistas con empleadas domésticas de origen inmigrante asegura que "existen numerosos aspectos sobre los que se hace necesario actuar ya que no funcionan de la manera deseada desde una perspectiva de igualdad de derechos laborales y ciudadanos".

http://www.eleconomista.es/legislacion/noticias/5308295/11/13/Las-politicas-de-inmigracion-dejan-a-las-migrantes-atrapadas-en-situaciones-de-irregularidad.html

 

Declaración II Cumbre Continental Mujeres Indígenas



Declaración de la II Cumbre Continental de Mujeres Indígenas del Abya Yala

Nuestro sueño es la realización del buen vivir en las prácticas cotidianas de nuestros pueblos.
Que las mujeres y familias vivamos en armonía y en equilibrio, libres, en territorios seguros y con autonomía

Nos encontramos en la II Cumbre Continental de Mujeres del Abya Yala, los días 11 y 12 de noviembre, en el Territorio de Diálogo Convivencia y Paz del Resguardo de La María – Piendamó, Cauca Colombia, más de mil mujeres, provenientes de Ecuador, Bolivia, Perú, Guatemala, México, Chile, Venezuela, Panamá y Colombia y acompañadas de personas fraternas de otros pueblos, que luego de recorrer cientos y miles de kilómetros, nos encontramos para avanzar en el sueño de tejer experiencias y pensamientos, desde la diversidad que somos como mujeres, mayoras, jóvenes y niñas para la vida buena de todos nuestros pueblos.

V FÓRUM DE IMIGRAÇÃO II ENCONTRO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS



V  FÓRUM DE IMIGRAÇÃO
II ENCONTRO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS
4 e 5 de dezembro de 2013 no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Confira a Programação e faça a sua Inscrição para receber o certificado.
Quem são os NOVOS ESTRANGEIROS que afluem para o Brasil? O que os atrai? Quais são seus motivos pessoais e/ou profissionais, impressões, dificuldades, surpresas? Estaríamos vivendo mesmo uma nova onda imigratória? Será ela consolidada ou trata-se apenas de uma conjuntura passageira? Está o Brasil preparado para acolher, reter e integrar esse novo capital humano, suas potencialidades e sua força criativa?