segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Grupo de 40 haitianos ganha oportunidade em Caxias do Sul

Grupo de 40 haitianos ganha oportunidade em Caxias do Sul
Na metade de março, um grupo de 40 haitianos desembarcou em Caxias do Sul para ganhar a oportundidade de mudar de vida. Distribuídos em cinco empresas, aos poucos eles se adaptam ao clima mais frio e ao novo idioma _ a maioria fala francês ou crioulo.

Os haitianos foram trazidos por uma equipe do Sindicato das Indústrias da Alimentação de Caxias do Sul, que viajou até Manaus para buscá-los. Eles devem permanecer na Serra por pelo menos um ano. Trabalham como auxiliares de padaria ou em frigoríficos, e neste período, esperam mandar dinheiro para os familiares no Haiti, o país mais pobre das Américas, devastado por um grande terremoto em janeiro de 2010.

— Eles perguntavam se em Caxias tinha telefone, internet, ferro para passar a roupa, universidade e banco para enviar dinheiro aos familiares — conta José Cesa Neto, presidente do sindicato, destacando que todos estão com a documentação legalizada.
http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2012/04/grupo-de-40-haitianos-ganha-oportunidade-em-caxias-do-sul-3719057.html

MIGRAÇÕES NO BRASIL



MIGRAÇÕES NO BRASIL   - VESTIBULAR 2012
(UFBA) Em novembro de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou os primeiros resultados do último Censo. A população brasileira atingiu 190.732.694 habitantes. O aumento de 12,3% da população nos últimos 10 anos ficou bem abaixo dos 15,6% observados na década anterior. A redução no ritmo de crescimento da população brasileira é uma tendência que vem sendo registrada desde os anos 1950.
O Censo revelou, ainda, que continua o crescimento da população urbana, o surgimento de novos fluxos migratórios, o envelhecimento populacional, o predomínio da população feminina, dentre outros. (SOMOS..., 2011, p. 53).
Considerando o texto e os conhecimentos sobre os primeiros resultados extraídos do Censo de 2010,
a)cite duas razões que contribuíram ainda mais para a redução no ritmo de crescimento da população absoluta, no Brasil, na última década;
b) destaque dois aspectos que explicam a ocorrência de novos fluxos migratórios no Brasil.
Resposta:
a) As projeções sobre o crescimento da população brasileira em números absolutos não foram atingidas, devido, sobretudo, ao rápido envelhecimento da população e à baixa fecundidade, principais responsáveis por esse fenômeno.
b)• A expansão das fronteiras agrícolas do país para as regiões Centro-Oeste (cerrado) e Amazônica, que atraem migrantes de todo o país, principalmente do Sul e do Sudeste e Sertão do Nordeste.
• O crescimento das cidades médias (entre 100.000 e 500.000 habitantes), atraindo a população do campo e de pequenos centros urbanos, sobretudo em decorrência da desconcentração industrial. 

(FGV-SP) O mapa apresenta o número de migrantes que entraram em cada uma das regiões brasileiras e os que delas saíram em 2009. 
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/07/15/centro-oeste-e-a-regiao-que-mais-retem-imigrantes-aponta-ibge.jhtm
        

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Migrações históricas


Migrações contemporâneas

http://profwladimir.blogspot.com.br/2012/05/mapas-migracoes-mundiais.html

Migrações para Mato Grosso do Sul


As migrações-final século XX


Europa: rotas de migração mataram 20 mil pessoas em duas décadas





28 de Outubro de 2013




Para ter um diagnóstico mais preciso do problema, a Frontex (agência europeia de fronteiras) e o Centro Internacional para Desenvolvimento de Políticas Migratórias produziram uma série de mapas que identificam as maiores rotas centros de concentração usados pelos migrantes na região.
O caso mais recente de tragédia envolvendo imigrantes veio a público nesta segunda-feira. Cerca de 35 imigrantes teriam morrido de sede ao tentar cruzar o Deserto do Saara, do Niger em direção ao norte da África. Segundo autoridades do país, eles tentavam chegar a um porto no Mediterrâneo para tentar a travessia por mar em direção à Europa.