quinta-feira, 3 de abril de 2014

CARTAGENA + 30 = MAIS EXPECTATIVAS on 23/03/2014

O encontro de líderes acontecerá em Brasília, no mês de dezembro de 2014.
O Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para Refugiados confirmou que o Brasil será sede da Conferência Cartagena + 30. O encontro de líderes acontecerá em Brasília, no mês de dezembro de 2014.
A notícia foi transmitida pelo secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) e presidente do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), Paulo Abrão, que participa da reunião de consulta sub-regional do Cartegena + 30, em Buenos Aires. “Este gesto deve ser visto como um importante reconhecimento ao nosso país e ao trabalho do Conare”, disse o secretário.
Abrão explica que a Declaração de Cartagena é um instrumento regional não vinculante elaborado naquela cidade, em 1984, e que tem como foco a proteção e os desafios humanitários enfrentados por refugiados. Ela é conhecida por expandir a definição de refugiado estabelecida pela Convenção de 1951, e já foi confirmada pela ONU, OEA e adotada pela legislação nacional de 14 países. Durante três décadas, a Declaração tem provado ser um instrumento altamente efetivo nas respostas aos diferentes desafios por seu caráter flexível, pragmático e inovador.
“Cartagena +30 propõe-se agora a realizar um amplo processo consultivo nos países da América Latina e Caribe para analisar os desafios contemporâneos na região para refugiados, deslocados internos e apátridas”, completou o presidente do Conare.
http://oestrangeiro.org/2014/03/23/cartagena-30-mais-expectativas/

“Brasileiros na Europa, Europeus e Africanos no Brasil: estudos de caso”


Trabalho íntimo e empreendedorismo de brasileiras em Berlim, Alemanha: negociando profissionalismo e reconhecimento em Brazilian Waxing Studios

Maria Lidola
ZI Lateinamerika - Institut / Freie Universität Berlin

Em 2005, Waxing Studios (salões de depilação à cera quente) começaram a surgir nos bairros centrais de Berlim e estão crescendo em número desde então, a maioria sendo dirigidos por mulheres brasileiras. Enquanto os Studios parecem estar em sintonia com o que foi discutido até recentemente como empreendedorismo "étnico" em debates políticos e acadêmicos alemães, o serviço caracteriza-se  por uma extrema intimidade  não só física, mas também emocional, entre cliente (alemã) e trabalhadora (marcada por uma diferença cultural ou até racial) pouco evidenciado em outros contextos do dia-a-dia alemão, constituindo um nicho alternativo para mulheres brasileiras no mercado laboral alemão. Apresentarei negociações, estratégias e táticas das brasileiras para construir critérios de serviço, profissionalismo  e legitimidade numa área que até hoje não possui regulamentação institucionalizada na Alemanha considerando, também, regimes migratórios  laborais alemães para imigrantes brasileiras -  no que se refere a representações estereotipadas - em seus efeitos nas experiências, trajetórias pessoais e biografias laborais no contexto da feminização da migração brasileira para a Alemanha.