terça-feira, 28 de abril de 2015

Migração - realidade


Realidade


segunda-feira, 27 de abril de 2015



Confira o mapa da nova imigração no Brasil



Segunda, 11 de agosto de 2014
Com o titulo “República Imigrante do Brasil” a revista Super Interessante elaborou um mapa explicando a evolução da imigração desde 1890 até hoje.
Entre 2010 e 2011, quase 600 mil pessoas vieram morar no Brasil. Nunca tivemos tantos imigrantes por aqui desde 1890.
Veja agora um panorama da imigração no país década a década. Conheça histórias de estrangeiros que escolheram chamar o Brasil de lar. Clique aqui

http://www.elguialatino.com.br/site/2014/08/confira

-o-mapa-da-nova-imigracao-no-brasil/

Migração

Fonte: Almanaque abril

Migração

Fonte: Almanaque Abril

Sudeste e Sul concentram cidades integradas no país, diz IBGE



Sudeste e Sul concentram cidades integradas no país, diz IBGE
Em 25 de março de 2015
Instituto mapeou municípios ligados por migração para trabalho e estudo.
São Paulo lidera fluxo de deslocamentos segundo dados do Censo 2010.
Fonte: G1
As regiões Sudeste e Sul possuem o maior número de municípios integrados do país - áreas em que a população se desloca de uma cidade a outra por motivo de trabalho e estudo. A conclusão foi divulgada nesta quarta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e também aponta que São Paulo lidera a quantidade de fluxos urbanos e de população em deslocamento constante.
Com base nos dados do Censo Demográfico 2010, o IBGE mapeou os grandes agrupamentos de dois ou mais municípios com forte integração populacional, que ocorre em razão de migrações para trabalho ou estudo. São os chamados arranjos populacionais.
Segundo o instituto, o objetivo do estudo é fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas e estimular a parceria entre os municípios envolvidos.
Sudeste e o Sul possuíam, respectivamente, 112 e 85 arranjos populacionais. No Nordeste, havia 56, seguido da região Centro-Oeste, com 24, e Norte, com 17.
No Sudeste, os arranjos acompanham os grandes centros urbanos e eixos econômicos articulados por rodovias, como a Presidente Dutra. No Sul, os maiores estão associados às metrópoles de Porto Alegre e Curitiba.
No Nordeste, a maioria está em regiões litorâneas, enquanto nas regiões Norte e Centro-Oeste, os arranjos estão ligados principalmente aos grandes núcleos urbanos como Belém, Goiânia e Brasília.
Ainda segundo o IBGE, a maioria dos arranjos tem até 100 mil habitantes (63,6% têm essa característica), e 75,9% deles são formados por apenas dois municípios.

http://www.expressomt.com.br/economia-agronegocio/sudeste-e-sul-concentram-cidades-integradas-no-pais-diz-ibge-126993.html

Migrantes no Mediterrâneo podem atingir 500 mil em 2015, alerta ONU



Migrantes no Mediterrâneo podem atingir 500 mil em 2015, alerta ONU
22/04/2015
O número de migrantes que atravessam o Mediterrâneo pode aumentar este ano para 500 mil se nada for feito para conter os traficantes de pessoas, alertou o secretário-geral da Organização Marítima Internacional das Nações Unidas, Koji Sekimizu.
Ele apelou para um esforço multinacional para garantir a segurança dos migrantes e para identificar aqueles que fazem o tráfico para obter lucro apesar do risco. “Esta é uma questão muito séria”, disse Sekimizu, ao discursar numa conferência em uma exposição marítima internacional em Cingapura.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-04/migrantes-no-mediterraneo-podem-atingir-500-mil-em-2015-alerta-onu

sexta-feira, 24 de abril de 2015

ACNUR pede ação urgente para as centenas de vítimas em naufrágios no Mediterrâneo



ACNUR pede ação urgente para as centenas de vítimas em naufrágios no Mediterrâneo
segunda 20. abril 2015 14:00 Tempo: 1 hour
 GENEBRA, 20 de abril de 2015 (ACNUR) – O Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, expressou sua consternação pela tragédia que aconteceu no Mar Mediterrâneo no último sábado, deixando centenas de desaparecidos.

De acordo com autoridades de Malta, apenas cerca de 50 das 700 pessoas reportadas como estando a bordo, foram resgatadas. Se estes números forem confirmados, o acidente – ocorrido na madrugada de sábado para domingo – será o maior envolvendo migrantes e refugiados no Mediterrâneo. Esta tragédia foi precedida de outra, ocorrida mais no início deste mês, onde 400 vidas se perderam. Em outubro de 2013, 600 pessoas morreram em dois acidentes simultâneos em Lampedusa.
As informações disponíveis dão conta de que um barco virou depois da meia-noite do último sábado em águas líbias, cerca de 180 quilômetros ao sul da ilha italiana de Lampedusa. Barcos das marinhas da Itália e de Malta, além de navios comerciais e helicópteros, participaram das operações de resgate coordenadas pelas autoridades italianas.